terça-feira, 27 de março de 2012

São Francisco do Sul - Praia de Enseada - Santa Catarina

Bom...Resolvemos aproveitar o último fim de semana de sol, antes que chegue o nosso tão "querido" inverno curitibano e seguimos rumo ao litoral catarinense..
Seguimos rumo a Santa Catarina, mais precisamente para a Praia de Enseada!
Temos adoração por esta praia, além de haver vários tipos de mar (tem mar para surfista, criança e praticante de atividades aquáticas), tem também uma vida noturna agradável e da para fazer tudo a pé, melhor que isso, só o chopp da OpaBier que se encontra facilmente  por lá...

Não deixe de conhecer em Enseada:  Mirante, Prainha da "Petrobras", Sambaqui, Dunas e de comer os crepes!!!

Hummmm

Vista do Sambaqui - Prainha de Enseada

Sambaqui - Prainha de Enseada

Praia Grande - Enseada

Vista do Mirante

Curiosidade feita com material reciclável

Prainha

Ianzinto assando um peixinho esperto!

terça-feira, 6 de março de 2012

Cachoeiras e saguis !!!

Hoje retornamos a cachoeira das Lokinhas... Com um aperto no coração sabendo que nossa viagem esta chegando ao fim, fomos surpreendidos com uma familia inteira de saguis. Como ele são sapequinhas.. Pareciam brincar com nossa presença, a Tassy até fez carinho em um deles. Voltamos para nossa pousada renovados,pelo banho deliciosos e pela maravilhosa aparição da simpatica familia de saguis !

Cachoeira das Lokinhas

Olha o tipo da Borboleta!

Saguizinhos!

O que é isto?

Flores do Cerrado

Paralelo 14 - Cachoeira do lageado e Por - do - Sol

Voltando de Cavalcante para Alto Paraiso, ja chegando perto do fim da nossa viagem, passamos pelo Paralelo 14. O paralelo 14, que passa em Machu Picchu no Peru, também passa em cima da chapada. Isso seria o suficiente para alimentar o esoterismo , mas não é só isso, a enorme jazida de cristal existente na região possui grande energia segundo os esotéricos. Algumas pessoas acreditam que a Chapada dos Veadeiros, por uma série de condições, pode fornecer novos modelos de vida pessoal e social, e novos paradigmas para a humanidade no terceiro milênio.
Aproveitamos ainda para dar uma ultima passada na Vila de São Jorge, exclusivamente para nos despedimos de uma cachorrinha muto fofinha chamada Bolinha. E é claro, visitar mais uma cachoeira !!!
PARALELO 14

É ASSIM QUE NOS CONECTAMOS NA INTERNET POR AQUI...

BOLINHA!

CACHOEIRA LAGEADO

CACHOEIRA DO LAGEADO

PEIXINHOS!

POR-DO-SOL

domingo, 4 de março de 2012

ARACÊ - NOVO AMANHECER

Deixamos um post exclusivo para falarmos sobre uma preciosidade que encontramos em Cavalcante: Aracê.
Aracê é uma cerveja artesanal, exclusiva da Chapada dos Veadeiros, fabricada por um casal chileno de Mestres Cervejeiros muito simpáticos, Sr. Manolo e Sra. Sole.
Manolo trabalhou em uma cervejaria no Chile, trazendo todo seu conhecimento na arte de fabricar cerveja. Atraído pela beleza da Chapada dos Veadeiros, resolveu mudar de vida, se instalando em uma aconchegante chácara a 1km de Cavalcante.
A cerveja Aracê é produzida com ingredientes selecionados, não possui aditivos químicos e conservantes e tem em sua composição a puríssima Água do córrego Tapuio, cujo a nascente esta a 900 metros de sua residência.
Tivemos o privilegio de saborear esta iguaria acompanhado dos petiscos (Peixe Marinado e Empanada Chilena) e caldinho de abobora, feito exclusivamente pela Sra. Sole, onde coloca todo o amor e tradição chilena em seus pratos.
O que falar do Chopp Aracê feito pelo seu Manolo?... Simplesmente delicioso! Com um sabor indescritível , só quem já experimentou poderá dizer.
Nos dois dias que passamos em Cavalcante, passamos metade do tempo saboreando  a Aracê, que significa – Novo Amanhecer, e ainda tivemos o privilegio de conhecer  o processo de produção, que fica em um dos cômodos da casa aconchegante casa do Sr. Manolo e Sra. Sole.

Casa do Sr. Manolo e Sra. Sole

Degustando a Aracê

1° chopeira do Sr. Manolo

Fabrica da Aracê

Cavalcante - Santa Barbara - Capivara - Povoado Kalunga

Sábado acordamos bem cedo para cumprir o principal objetivo de nossa viagem; conhecer a Cachoeira de Santa Barbara, mas, havia um problema: ela fica situada em território Kalunga.

A população Kalunga é uma comunidade de negros, originalmente formada por descendentes dos primeiros quilombolas, ou seja, de escravos que fugiram do cativeiro e organizaram quilombos, passando a viver em relativo isolamento, construindo para si uma identidade e uma cultura próprias, com os elementos africanos de sua origem adicionados aos europeus dos colonizadores, marcados pela forte presença do catolicismo tradicional do meio rural. Estes quilombos localizavam-se ao norte da região que hoje é conhecida como Chapada dos Veadeiros e, desde 1991, toda área ocupada por esta comunidade foi reconhecida oficialmente pelo governo do estado de Goiás como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga, parte essencial do patrimônio histórico e cultural brasileiro.
A área Kalunga, situada no nordeste do município, com mais de 230 mil hectares de cerrado protegido, é a maior comunidade remanescente de quilombo do Brasil, com cerca de 4.000 cidadãos que só tiveram contato com a "civilização" há menos de 30 anos - um povo mágico de forte sangue negro.
A história desse povo confunde-se com o período de mineração do Brasil Colônia e dos bandeirantes. Cansados de serem explorados, os negros sofridos acabaram por se rebelar e fugiram, escondendo-se na mata, entre serras, num local de difícil acesso onde formaram o povo Kalunga.
Contratamos uma guia local chamada Maria para nos levar até a Cachoeira de Santa Barbara, onde fomos surpreendido por um visual magnifico, onde ficará guardado para sempre em nossas memórias. ainda em território Kalunga conhecemos a Cachoeira da Capivara, onde  fomos entrevistados pelo Jornal Nacional.